Nova Pirâmide Alimentar

Padrão

Nutricionistas contestam a dieta tradicional e apresentam uma versão da pirâmide alimentar sem tanto carboidrato  

                                                    Cláudia Granadeiro

Símbolo de equilíbrio desde a Antiguidade, a pirâmide passou a ser cultuada também por nutricionistas e praticantes de dieta do mundo inteiro, a partir de 1992, quando o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), equivalente a um ministério do setor, resolveu usá-la como referência em programas de alimentação. A pirâmide alimentar tradicional, essa que estava em vigor havia quase uma década, aparecia com a base ampla formada por pão, cereais, arroz e macarrão. No andar de cima, seguiam-se frutas, legumes e verduras. Depois, para consumo mais restrito, vinham os laticínios (leite, queijo e iogurte), ao lado do grupo da carne, frango, peixe, feijão e ovos. No topo, pontudo e minguado, havia gorduras, doces e óleos. Dessa maneira, estabelecia-se uma equação para a comida saudável, rica em carboidratos.

Sucesso durante a década de 90, a pirâmide oficial está agora sob um pesado bombardeio, que pode esfarinhar seus fundamentos. O último tiro partiu de uma equipe de médicos liderada por Walter Willett, chefe do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, instituição que empresta seu nome à contestação. As razões estão explicadas em uma obra recém-lançada, misto de libelo e manual, intitulada Coma, Beba e Seja Saudável – O Guia da Alimentação Saudável da Escola de Medicina de Harvard, já em segundo lugar entre os mais vendidos da livraria virtual Amazon.com. Ali, toma forma uma nova pirâmide alimentar. Na versão anterior, a base era constituída de alimentos ricos em carboidratos, como arroz, batata e macarrão. Agora, esses ingredientes vão para o topo da pirâmide, o que significa que precisam ser comidos com parcimônia, na mesma proporção franciscana em que se deve consumir carne vermelha e manteiga. Carne vermelha igual a macarrão? Sim, é o que recomenda a nova pirâmide. Indiretamente, a mudança desvaloriza um pouco a chamada “dieta mediterrânea”, baseada em massas e arroz, entre outros produtos. Na velha pirâmide, laticínios, peixe, ovos e frango ocupavam o mesmo patamar. Na nova, os laticínios foram para um ponto mais alto e, portanto, passaram a sofrer restrições. Outra grande novidade é o fato de que os exercícios físicos e o controle de peso ganharam tamanha importância que ocupam a base de tudo no novo desenho, com tanto relevo quanto a própria escolha dos alimentos. Vitaminas e até uma dose moderada de bebida alcoólica são bem-vindas. Praticamente fica na mesma o tópico de verduras, legumes e frutas em ambos os modelos. Devem ser consumidos com entusiasmo.

(Fonte: Revista Veja On-line (adaptado) – http://veja.abril.com.br/080801/p_092.html)

 

Leu o texto com atenção? Agora  responda as questões abaixo :

1. Qual dos alimentos da pirâmide são compostos basicamente por carboidratos? Olha que o texto pode ajudar… O que são mesmo os carboidratos?

2. Qual a função dos carboidratos para o organismo?

3. Na antiga tabela nutricional os lipídeos, representados principalmente por óleos e gorduras, eram os vilões da história colocados no topo da pirâmide. Isso agora mudou? Dê pelo menos três exemplos de funções dos lipídeos no organismo. O que você acha, afinal, os lipídeos são mocinhos ou bandidos?

4. Humm… proteína serve pra quê? Só pra ficar bombado??? Quais são os alimentos ricos em proteínas?

5. Pense na sua alimentação dia : Faça uma tabela com os alimentos que você consome com mais frequencia durante o dia (coloque todas as refeições que você faz). Para medir a quantidade que você consome de cada alimento coloque “+”. Uma “+” significa pouco consumo e Cinco “+” significa grande consumo. A sua alimentação segue as orientações da pirâmide? Explique.

Ex. de tabela:

Café da Manhã Almoço Jantar
Pão seco + Arroz +++ Àgua ++++
Àgua +++++ Feijão ++  
  Goiabada ++  

 

6. A base da nova pirâmide é composta por água e exercícios. Por que a água é tão importante pro nosso organismo, ela não tem nada (é só água!!!!!!)?

Responde tudo bem bonitinho pra poder tirar uma nota bonitinha também…



About these ads

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s